Tradutor de Línguas

Como se automotivar

Quem de nós já não enfrentou ou enfrenta momentos de desânimo e desmotivação?

Esses momentos fazem parte da vida humana e podem servir como sinalizadores para buscarmos melhorias e pôr mais atenção em determinados aspectos em nós.

Seja como for, este conteúdo traz informações para entender as causas do desânimo e da desmotivação e saber como lidar com esses estados sem se deixar sucumbir pelo baixo astral.

CAUSAS DO DESÃNIMO E DA DESMOTIVAÇÃO 

Existem várias causas que produzem desânimo e desmotivação em nós como:

Bioquímica do corpo

Se estiver faltando algum nutriente na alimentação, isso irá reverberar como falta de disposição e energia, desencadeando o desânimo.

Deficiência em vitaminas E e do complexo B, bem como falta de minerais como cálcio, magnésio ou zinco trazem como sintomas falta de energia, cansaço e desânimo. Por isso, é de suma importância zelar por uma boa alimentação.

Problemas de saúde

Algumas doenças têm como sintoma o cansaço, tais como:

diabetes
anemia
problemas hormonais
distúrbio na tireoide
mal funcionamento da glândula suprarrenal ou do fígado
problemas cardíacos

Nesses casos, é preciso sanar a causa física com tratamento médico adequado para eliminar o desânimo

Gatilhos emocionais

O desânimo pode ter várias causas e até parecer que não existe causa, porém, a causa pode ser inconsciente e provocada por algum gatilho emocional. Por exemplo: Sentir um cheiro ou ouvir uma música que traz à lembrança um acontecimento triste, pode servir como gatilho para desencadear o desânimo e a tristeza.

Desequilíbrios psicológicos

Problemas psíquicos como medos, culpas, tristezas, raiva, revolta, ressentimento e mágoas podem despertar o desânimo e a desmotivação.

Esses problemas podem ser resultantes de situações mal resolvidas, conflitos internos, traumas, vivências malsucedidas ou relacionamentos difíceis. Dessa forma, é preciso identificar o fato desencadeador da emoção, ter uma conversa íntima consigo mesmo para entender o por quê dessa emoção e procurar ressignificar tal situação  olhando com um novo olhar, mais positivo. Por exemplo:

Se no passado, a pessoa teve uma experiência bem desagradável e isso a levou a alimentar insegurança consigo mesma e desconfiança em relação às outras pessoas, ela tenderá a se proteger de novas experiências com medo de que se repita novamente o mesmo problema.

Neste caso, o desânimo e a falta de motivação poderão ser um mecanismo de defesa para ela não se aventurar ou seguir em frente. Entretanto, isso criará um círculo vicioso, pois, ao não tentar o novo, ela ficará presa ao velho e cada vez mais desmotivada.

Autossabotagem

A autossabotagem é um processo inconsciente, um mecanismo de defesa psicológico que através do auto boicote, impede da pessoa enfrentar ou ter que lidar com situações ou desafios novos, por medo de fracassar ou repetir um erro do passado. Então, a própria pessoa, sem perceber, cria impedimentos e obstáculos para o seu avanço ou mudança.

A autossabotagem se vale de justificativas, procrastinação, dúvida, entre outros, para não encarar aquilo que precisa ser feito ou mudado, ou ainda, de crenças limitantes que levam a pessoa a achar que ela não é capaz ou que não irá dar certo.

Para identificar a autossabotagem é preciso estar atento a si mesmo e se auto observar, pois, é possível perceber esse mecanismo através da atenção às nossas reações, impulsos, emoções, atitudes e sentimentos.

Toda vez que estiver procrastinando, se sentindo sem motivação, com sentimento de culpa, medo e com  pensamento negativos frente a alguma situação, investigue através da auto-observação e reflexão interna.

Analise sua falta de motivação e o que está por detrás dela, por vezes pode ser até o medo do sucesso ou a falta de autoconfiança.

Expectativa maior que a ação

Outros fator que pode desencadear o desânimo e a perda de motivação é o excesso de expectativas em detrimento da organização e ação.

Excesso de expectativa faz com que a pessoa fique mais pensando que agindo.

Ademais, excesso de expectativa pode ser resultante da um objetivo desproporcional aos recursos e condições que a pessoa dispõe, ou seja, ela almeja mais do que pode em determinado momento.
Preocupação em excesso

A preocupação em demasia deixa a pessoa aprisionada da mente, e faz com que venha o cansaço mental e o desânimo.

Para evitar que isso aconteça, é preciso entender que preocupar-se demais não muda a situação, é preciso objetividade e ver com realismo o que precisa ser feito para solucionar o problema e se não há nada a fazer, o jeito é se adaptar ao que se apresenta no momento.

Falta de movimento ou mudança

Quando a vida fica parada, tende a provocar tédio e limitação. E não fomos feitos para ficar parados, precisamos de constante mudança e variedade para evoluirmos e nos desenvolvermos.

COMO SE AUTOMOTIVAR?

Agora que já sabe as possíveis causas do desânimo e da desmotivação, veja como sair destes estados: 

Metas tangíveis

Estabeleça metas tangíveis, levando em conta suas aptidões, força e recursos que dispõe no atual momento.

Se autoconheça

Identifique suas fragilidades e potencialidades. Dessa forma, fica mais fácil reconhecer o que precisa ser aprimorado e utilizar os seus pontos fortes

Tire proveito dos erros

Lembre que até com os erros e fracassos existe ganho, pois, se aprende e aperfeiçoa, o que pode ser muito útil para novas realizações e na construção do futuro.

Aprenda ou viva algo novo

Busque aprender algo novo com novos conhecimentos e experiências, pois, isto traz variedade e motivação.

Invista em você

Para investir em si mesmo são necessárias as seguintes ações:

alimentar-se bem
descansar e dormir regulamente
fazer atividade física
ter contato com a Natureza
se entreter com o que faz bem
trocar experiências e aprendizados com outras pessoas
adquirindo conhecimento.

Liberte-se da negatividade

Ideias, crenças e pensamentos que te colocam para baixo e te desvalorizam além de sugarem sua energia trazem mais falta de motivação.

Eduque a mente

Pensar de forma mais proativa e otimista, substituir pensamentos negativos por positivos são maneiras de educar a mente. Por 
exemplo:

Ao invés de pensar: Eu faço tudo errado substitua por: Estou me aprimorando

Em vez de acreditar que não tem sorte, pense que não foi dessa vez.  

Ninguém gosta de mim por: Tenho qualidades e acredito em mim

Pare de se comparar

Você pode até ter outras pessoas como referência ou inspiração, mas sem se comparar, porque isso poderá trazer desmotivação.

Aprenda com essas pessoas que lhe inspiram, mas entenda que cada um tem sua trajetória, suas experiências e uma história.

Saia de relacionamentos tóxicos

Se o relacionamento não está fazendo bem e dificilmente será possível modificar esta negatividade é preciso sair dessa convivência, antes que fique pior.

Busque ajuda de um psicólogo

Caso esteja difícil demais lidar sozinho com o desânimo, busque ajuda de um psicólogo para identificar a origem do problema e aprender a lidar melhor com suas dificuldades internas.

DÊ O PRIMEIRO PASSO

Para conseguir algo é preciso dar o primeiro passo, por isso se quer acabar com o desânimo, além de querer é preciso agir, começando por pequenas atitudes que se tornarão grandes, conforme você busque de passo em passo promover seu ânimo e motivação.

O primeiro passo começa AGORA, se amando, respeitando e automotivando!

E você o que tem feito para se auto motivar quando está desanimado? 

Conte nos comentários, para trocarmos experiências.

Por Deise Aur

Imagem - Enrique Meseguer/ Fonte: Pixabay

#automotivação #autocuidado #autoconhecimento

#psicologia #forçainterio  #fé

Comentários


Editor de vídeo com diversos recursos, funcionalidades, inclusive IA