Tradutor de Línguas

Diferenças entre Introversão e Timidez


Em um mundo onde a comunicação impera, nem sempre é fácil lidar com a timidez ou ser uma pessoa introvertida.

Afinal, o que é timidez e existe distinção entre timidez e introversão?

Ser uma pessoa tímida ou introvertida pode ter relação com características hereditárias?

A cultura, a convivência familiar e social podem influir no desenvolvimento dessas características psicológicas ou não?

Quando a timidez se torna uma patologia e requer tratamento e terapia?

Todas essas perguntas serão respondidas ao longo desse conteúdo, acompanhem!

As dificuldades dos tímidos e introvertidos:

Ir a uma festa, estar em um lugar cheio de gente e falar em público pode ser um grande desafio e, em alguns casos, um verdadeiro tormento para quem é tímido ou introvertido, até, por isso, evitam lidar com essas situações.

A introversão e a timidez podem ser resultantes de experiências vividas e também ter relação com o temperamento da pessoa.

Seja como for, situações sociais podem se tornar um problema na vida de tímidos ou introvertidos e gerar traumas e bloqueios, fazendo com que se sintam isolados.

Diferença entre Timidez e Introversão

A timidez vem da insegurança psicológica de falar, se expôr e comunicar em público, gerando vergonha e favorecendo o surgimento do complexo de inferioridade e a suscetibilidade à opinião dos outros.

A introversão, em contrapartida, é um jeito de ser daqueles que são mais observadores, contemplativos e reservados.

A pessoa introvertida se compraz com a solidão e se sente desconfortável em situações sociais, porém, diferente do tímido, não se importa muito com a opinião alheia e não tem medo de expressar o que pensa.

O tímido, por sua vez, tem medo de se expôr e opinar, por sentir vergonha de ser visto pelos outros.

Estudo sobre a Introversão e Extroversão

Jessie Sun, doutoranda na Universidade da Califórnia em Davis, pesquisadora da psicologia e aspectos da personalidade, enfatiza que timidez e  introversão não são a mesma coisa, pois, introversão para os psicólogos se trata de uma dimensão da personalidade relacionada à abertura frente às experiências.

Os introvertidos podem não ser tímidos e até interagir socialmente bem, contudo preferem a própria companhia e atividades que possam fazer sozinhos.

Já os tímidos, se não tivessem a timidez, como resposta ao meio, poderiam ser extrovertidos e sociáveis.

Para saber se os introvertidos poderiam sentir mais alegria e entusiasmo agindo de forma extrovertida, a pesquisadora Jessie Sun e seus colegas fizeram um experimento solicitando aos introvertidos agirem com extroversão por uma semana inteira, assim como os extrovertidos envolvidos na pesquisa.

"Pedimos a eles que agissem de forma ousada, falante, ativa e assertiva o máximo possível", conta Jessie Sun.

A equipe constatou que para pessoas que são extrovertidas agir dessa maneira ao longo de uma semana evidenciou que elas experimentaram mais emoções positivas e de forma autêntica. Em contrapartida, as mais introvertidas não sentiram esse entusiasmo e nem emoções positivas, ao contrário, os extremamente introvertidos reagiram com cansaço e até emoções negativas.

Diante desse resultado, Jessie Sun fez a seguinte análise:

"Eu acho que a principal lição é: Provavelmente, é demais pedir a pessoas introvertidas ou muito tímidas que ajam de forma extrovertida por uma semana inteira, mas elas podem considerar atuar de forma extrovertida em algumas poucas ocasiões."

Outro aspecto levado em conta nesta pesquisa foi se a cultura também pode influenciar no fato da pessoa ser introvertida ou tímida?

Como exemplo, nos Estados Unidos e outros países ocidentais o comportamento confiante e extrovertido é bem valorizado, enquanto que em partes da Ásia, como Japão e China, se valoriza o comportamento silencioso, compenetrado e reservado.

Sobre essa diferença cultural, Kris Rugsaken, professor aposentado de estudos asiáticos da Ball State University, diz que:

"Enquanto um bom contato visual é esperado e valorizado no Ocidente, é visto como sinal de desrespeito e desafio em outras culturas, incluindo asiáticas e africanas."

"Quanto menos contato visual esses grupos tiverem com um indivíduo, mais respeito eles demonstram."


Apesar da pesquisa de 
Jessie Sun também sinalizar que os extrovertidos tendem a ser mais felizes onde quer que estejam, a introversão tem o seu lado positivo. Pois, há momentos em que ser introvertido representa uma vantagem e isto é comprovado pelas várias pessoas que se destacaram na história humana.

Tímidos e introvertidos podem desenvolver importantes habilidades


Pessoas tímidas e introvertidas acabam desenvolvendo muitas habilidades para compensar a falta de habilidade social.

Essas pessoas desenvolvem a observação; as capacidades de ouvir, refletir e analisar; e tendem a se expressarem bem através da escrita e da pintura.

Os introvertidos e tímidos costumam ter acentuada capacidade de concentração, análise e atenção. Por isso, podem se dar bem em tarefas que exijam habilidades de planejar, pesquisar e organizar.

O escritor norte-americano J.S. Jackson, autor do livro "A timidez não é um problema", acredita que a introversão pode ser uma forma de nutrir a criatividade e para embasar isso ele amplia:

"Muitos de nossos melhores escritores, artistas, cientistas e compositores são pessoas tímidas que desenvolveram capacidades para ter sucesso na maior parte das situações."

Quando a timidez precisa ser tratada?

Se a pessoa tímida começa a deixar de viver e se desenvolver em função de sua timidez, existe a necessidade de olhar para isso e tratar, antes que vire um problema mais complexo, como fobia social, síndrome do pânico ou depressão, por exemplo.


Existem terapias, tratamentos psicológicos e estratégias comportamentais para lidar e superar a timidez.

Chloe Foster, psicóloga clínica do Centro de Transtornos de Ansiedade e Trauma em Londres, esclarece que a timidez pode ser encarada de forma comum, desde que não cause problemas e se transforme em uma ansiedade social maior.

Segundo esta psicóloga, os tímidos procuram ajuda quando estão começando a evitar coisas que precisam fazer, como falar com outras pessoas no trabalho, se socializar ou estar em uma situação em que temem ser julgados.

A recomendação de Chloe Foster para os tímidos é:

"Quanto mais você puder se envolver em situações sociais, mais confiante ficará, mas lembre-se de abordar estas situações sociais de uma maneira nova também."

Lidando melhor com a Timidez e a Introversão

A boa notícia para os tímidos e introvertidos é que é possível conviver de forma equilibrada com esses aspectos psicológicos e até extrair benefícios deles, afinal, as pessoas mais interiorizadas podem desenvolver habilidades e aptidões, que podem levá-las a alcançar resultados positivos e até elevados patamares na vida.

Por Deise Aur


Imagem da Capa: Jerzy Górecki/ Fonte: Pixabay

Fontes de Pesquisa: 

A Mente é Maravilhosa
Minha Vida
BBC News Brasil





Comentários


Editor de vídeo com diversos recursos, funcionalidades, inclusive IA