Total de visualizações de página

Como você se trata reflete na maneira como os outros o tratam

Cada pessoa possui sua própria natureza e essência, o que resulta em perspectivas, anseios, experiências, opiniões e maneiras únicas de se relacionar consigo mesma e com os outros.

Um princípio que vem sendo amplamente utilizado pela psicologia é que a forma como nos relacionamos conosco reflete na maneira como os outros nos trata, pois se estamos mal relacionados com nós mesmos projetamos isso para o externo.

Existem pessoas que têm uma relação gentil, respeitosa, harmoniosa e compreensiva consigo mesmas, enquanto outras se tratam mal, de forma agressiva, crítica, desacreditada e conflituosa.

O modo como cada um de nós se trata é uma escolha pessoal e reflete suas emoções, forma de pensar, autoaceitação e autocuidado.

Para cultivar a auto-estima, o amor-próprio e auto-confiança é recomendável se autoconhecer e tratar-se com respeito e compaixão, buscando harmonia, paz, equilíbrio e estabelecer limite saudável entre sua necessidade e a dos outros.

Ademais, não podemos controlar como os outros nos tratam, porque isso também retrata como se relacionam com eles próprios.

Cada indivíduo possui sua bagagem emocional, experiências de vida e visão de si mesmos e do mundo.

Existem pessoas que são mais amorosas, conscientes e respeitosas em relação aos sentimentos e necessidades de si e dos outros, enquanto outras podem ser menos atentas, egoístas ou até mesmo prejudiciais.

Frente a essa realidade, é importante estabelecer limites saudáveis e comunicar de forma clara suas expectativas e necessidades para se relacionar com os demais preservando a dignidade e o respeito.

Lembre que também é importante a forma como reage ao tratamento dos outros e, caso se depare com pessoas que não o tratam de maneira respeitosa, mesmo você cultivando o respeito, pode ser recomendável optar pelo distanciamento saudável.

Caso esteja enfrentando dificuldades nos relacionamentos consigo e com os outros, busque se autoconhecer por meio da auto-observação, cultive a paz e o equilíbrio interno através da meditação e utilize seus aprendizados para desenvolver sua consciência.

Por Deise Aur

Ilustração da capa: Gerd Altmann - Fonte: Pixabay

Comentários

Nem tudo na vida é competição ou mercantilismo.
Acredito que trabalhos verdadeiros se fortalecem pela reciprocidade, troca, cooperação e apoio voluntário.

Todos os conteúdos aqui são produzidos com amor, tempo e dedicação, para inspirar transformação, consciência e bem-estar.

Se esta mensagem ressoa com você, considere apoiar para continuarmos semeando juntos conhecimento e transformação positiva.

💚 Sua contribuição faz diferença real — seja com um valor único ou recorrente.
PayPal ou Pix: professora.deise.aur@gmail.com

✨ Cada contribuição é um voto de confiança na mensagem que compartilho.

Fliki

Fliki
Editor de vídeo com diversos recursos, funcionalidades, inclusive IA

Surya - Brasil