Tradutor de Línguas

As sombras que existe em cada ser humano



Você já percebeu algum aspecto interno em você ou em outra pessoa que lhe traz insatisfação e gostaria de não ter contato com isso?

Neste conteúdo será lançada uma reflexão sobre isso, confira.

Em um mundo dual onde acontecem vários opostos, vivemos oscilando entre luz e sombras que não só existem fora de nós, mas também nos habitam.

As sombras em nós são aspectos que ocultamos de nós mesmos e representam a antítese, de nossas virtudes, por isso é mais fácil negá-las.

Ao evitar de reconhecer as sombras,fazer nosso inconsciente trazem elas à tona, então elas se revelam em nossos relacionamentos e situações externas, mesmo contra nossa vontade.

O famoso psicanalista Carl Jung já dizia: enquanto não nos tornarmos conscientes, o inconsciente regerá nossa vida.

Sendo assim, projetamos nos outros aquilo que não gostamos de saber que existe em nós e quando, ainda por cima, julgamos e criticamos a pessoa que é nosso espelho, mais damos força para esses aspectos e mais nossas sombras aumentam influenciando escolhas, decisões e circunstâncias de nossas vidas.

Para ficar mais claro como isso acontece, segue um exemplo:

Suponhamos que uma pessoa antipatiza com outra por achar ela orgulhosa e arrogante e isso a incomoda, em contrapartida outrem admira e gosta dela, enxergando as suas qualidades.

Como o mesmo indivíduo tem reações distintas de duas pessoas diferentes?

Justamente, porque cada um projeta no outro aquilo que existe dentro de si.

Orgulho X Orgulho=Conflito, Disputa e Competição

Quando não há com o que entrar em choque e confronto não existe incômodo.

Nesse jogo de luz e sombras, ora vemos a realidade com leveza, claridade e lucidez e ora com medo, insegurança, confusão e dúvida.

A Vida é um processo e uma oportunidade de auto-revelar-se, como cada pecinha que vamos encaixando no quebra-cabeças de nossa existência para ter maior visão dessa revelação.

Enxergar e assumir nossas sombras é colocar a luz da percepção e da compreensão sobre elas, contribuindo para que diminuam.

Quanto mais reprimimos, escondemos, disfarçamos e rejeitamos as sombras mas crescem e acabam aparecendo de forma autônoma à nossa vontade, através de atitudes inconscientes, um exemplo clássico disso é a pessoa que vive reprimindo a raiva e quando se dá conta, ela surta.

Existem várias formas de lidarmos com a raiva, sem ter que negá-la, mas antes de tudo precisamos reconhecê-la, perceber que existe em nós para lidar com esta emoção de forma lúcida e positiva.

Quando fazemos isso podemos usar a energia da raiva à nosso favor, como exemplo:

Ao sentir raiva de algo, olhe para o que te levou à sentir essa emoção e procure enxergar dentro de si o motivo dessa raiva, sem julgamento e vitimismo, mas percebendo que por trás da raiva existe uma forma de interpretar a realidade, dar significados às vivências e um mecanismo de defesa.

Se não conseguiu se posicionar na situação e por isso ficou com raiva, sublime essa emoção, a canalizando em ações que a energia condensada nessa emoção possa ser liberada de forma construtiva, como exemplo:

Praticando uma atividade física, também meditando, fazendo yoga, cantando, dançando, pintando,escrevendo e porque não, se puder até gritando!

Em síntese, viver com sabedoria é colocar Luz em nossas sombras para que se dissipem e enxerguemos a Vida com mais clareza e a vivamos com mais lucidez.

#MundoDual         #OpostosdaExistência 

Comentários


Editor de vídeo com diversos recursos, funcionalidades, inclusive IA