Tradutor de Línguas

Viver em equanimidade



O que é equanimidade? Podemos viver de forma equânime as nossas experiências, tanto boas, como ruins? Como a equanimidade se expressa em nós?
Por Deise Aur

Antes de refletirmos sobre estas perguntas vamos entender o que significa equanimidade: Constância, igualdade de temperamento, de ânimo, em qualquer circunstância; Tranquilidade de espírito, moderação, comedimento; Ânimo não influenciado pela adversidade ou prosperidade; Espírito sereno, equilibrado;

Equanimidade significa serenidade de espírito e, também, é: Um estado de paz interior e concentração, permitindo experimentar de maneira equilibrada as diversas situações do mundo físico; Marcada por tranquilidade diante das oscilações da existência; Viver sem se deixar afetar pela dualidade, os opostos e extremos, aos quais estamos sujeitos em nossas vidas.

A Vida é um jogo de contrastes e diante deles, muitos de nossos recursos são desafiados e despertados.

Tudo depende de nossa forma de reagir, fazer escolhas e como nos vivenciamos nossas os acontecimentos do dia-à-dia.

Temos em potencial muitas capacidades, porém, distraídos ou preocupados com as demandas do nosso diário viver deixamos de ativá-las e usá-las.

A equanimidade é uma delas e está ao nosso alcance quando praticamos a atenção consciente no momento presente, nos auto-observamos e nos concentramos em tudo que fazemos.

Com essas atitudes damos espaço para a capacidade da equanimidade, possibilitando vivermos com constância e equilíbrio, respondendo, de forma inteligente e correta a cada situação, seja boa ou má; alegre ou triste; na prosperidade ou na pobreza; na saúde ou na doença; diante do nascimento ou da morte e por aí vai.

A temperança e a moderação são marcas da equanimidade e contribuem para que não nos identifiquemos com os extremos do mundo dual e polarizado no qual vivemos.

Sem equanimidade somos jogados, como uma bola de pingue-pongue, pelas circunstâncias e nos tornamos vítimas das mesmas.

De um lado: Imprevistos, mudanças repentinas, revezes, catástrofes. Do outro: conquistas, ascensões, riquezas, vitórias, alegrias. Sofremos quando estamos do lado que nos causa dor e ficamos felizes, do lado que nos traz prazer.

Só que vivemos num mundo que tudo é impermanente, fugaz e passageiro, em constante movimento, se não vivermos de forma equânime, iremos sentir-nos desiludidos e frustrados, pois, não é possível termos só momentos bons, alegrias e sermos felizes o tempo todo, surgirão dificuldades e momentos pesarosos.

A nossa postura diante dos acontecimentos é que fará toda a diferença. Se não nos deixarmos levar de um extremo ao outro e nos tornamos conscientes de cada situação que vivenciamos, procurando compreender e nos desenvolver, enquanto seres humanos que aprendem com as experiências.

Geralmente, em situações felizes e prósperas, ficamos eufóricos e nas tristes, ficamos desesperançados e depressivos.

Esquecemos que muitas tristezas, mais adiante, se convertem em alegrias e vice-versa, só precisamos seguir em frente, sem pressa e em paz, olhando o nosso caminho, enquanto caminhamos e atentos ao que se processa em nós.

Ao lidarmos, de forma equânime, com os fatos da nossa existência, procuramos nos aquietar, pacificar, observar e compreender, tanto a nós mesmos, como as situações e tudo o que se relaciona a essa vivência.

Se nos precipitamos e nos identificamos com as oscilações do nosso dia-à-dia, passamos a não perceber com clareza as possibilidades que se apresentam ou podem vir a apresentarem-se, para vivermos com mais sabedoria e lucidez cada momento.

Observando os nossos pensamentos, emoções, sentimentos, instintos e reações, diante de cada vivência, vamos nos apercebendo e tendo uma visão mais lúcida e ampla do meio à nossa volta.

Expandimos a nossa Consciência, nos auto conhecemos e, com isso, compreendemos melhor os outros seres e a Vida como um todo.

Permitimos que o Espírito, que está além da dualidade do mundo físico, estabeleça conexão com a Alma, para que se possa expressar de forma livre. Por isso, quando somos equânimes, agimos com serenidade, aceitação e lucidez.

Caso contrário, se deixamos que a nossa mente mecanizada e condicionada por conceitos e padrões pré-estabelecidos e ultrapassados apegados ao materialismo e consumismo, tome o controle da situação, somos movidos em momentos bons pelo prazer e nos maus pelo medo. Oscilamos com as nossas emoções, entre um e outro e acabamos por nos desequilibrar.

Ao permitir que o nosso Espírito, que está além do condicionamento da mente e que na quietude se comunica connosco, assuma o comando, vamos percebendo o que é viver em estado de contemplação e meditação.

Liberamos e despertamos a nossa Alma, a tornando mais forte e consciente e com mais leveza, liberdade, amor, simplicidade e sabedoria vamos passando pela nuances e transformações que ocorrem em cada acontecimento da nossa jornada existencial.

Passamos a experimentar a existência com Equanimidade, nos expandindo como seres,  permitindo que tudo flua melhor na nossa Vida.

DEISE AUR
ESCRITORA E PRODUTORA DE CONTEÚDOS VOLTADOS PARA EXPANSÃO E EXPRESSÃO DOS SERES E SUAS POTENCIALIDADES
PUBLICAÇÕES DESSES CONTEÚDOS:
deiseaur.blogspot.com.br
www.facebook.com/avidanosfala
www.youtube.com/user/DeiseAur8

in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)http://www.revistaprogredir.com/blog-artigos-revista-progredir

Comentários

  1. Será necessário muito treino para vivermos em equanimidade. Isto devido às várias lavagens cerebrais já sofridas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Editor de vídeo com diversos recursos, funcionalidades, inclusive IA