Tradutor de Línguas

Como transformar o sofrimento em paz- Por Eckhart Tolle


Uma pessoa fez a seguinte pergunta a Eckhart Tolle, que é o autor do livro  Poder do Agora: 

_Li que um filósofo estoico da antiga Grécia, ao dizerem-lhe que o filho morrera num acidente, respondeu: "Eu sabia que ele não era imortal". 

_Será isto a rendição? Se é, não a quero! 

 Resposta de Eckhart Tolle:

_ Há determinadas situações em que a rendição parece contranatural e desumana. 

Estar isolado dos sentimentos não é rendição. Mas nós desconhecemos qual era o seu estado interior quando ele disse aquelas palavras. 

Em determinadas situações extremas, poderá ser impossível aceitar o Agora. Mas você terá sempre para si uma segunda oportunidade para se render. 

A sua primeira oportunidade é render-se em cada momento à realidade desse momento. Sabendo que o que é não pode ser desfeito, porque isso já é. 

Você pode dizer "sim" ao que é ou aceita o que não é. Depois faz o que tem a fazer, seja o que for que a situação exija.

Se permanecer no estado de aceitação, você deixará de criar negatividade, sofrimento e infelicidade. Viverá então em um estado de não-resistência, em estado de graça e de leveza, livre de conflitos. 

Sempre que não conseguir fazer isso, sempre que perder essa oportunidade, ou porque não está a gerar presença consciente suficientemente intensa para evitar que surja algum padrão habitual e inconsciente de resistência, ou porque a condição é tão extrema que se torna absolutamente inaceitável para si.  Então, você cria alguma forma de dor, alguma forma de sofrimento. 

Poderá parecer que é a situação que cria sofrimento, mas em última análise não é assim, é a resistência que o faz. 

Eis agora a sua segunda oportunidade de se render. Se não puder aceitar o que está  fora, então aceite o que está por dentro. 

Se não puder aceitar a condição externa, aceite a condição interna. Isso significa: não resista à dor. Permita que ela exista. 

Renda-se ao desgosto, ao desespero, ao medo, à solidão, ou a qualquer forma que o sofrimento tomar. Observe-o sem o classificar mentalmente. Aceite-o. Depois veja como o milagre da rendição transmuta o sofrimento profundo em paz profunda. 

É esta a sua crucificação. Permita que seja também a sua ressurreição e a sua ascensão. 

Eckhart Tolle (O Poder do Agora, pág. 220)

Comentários


Editor de vídeo com diversos recursos, funcionalidades, inclusive IA